Propostas para professores

Acreditamos na capacitação e na valorização do corpo docente da UFF! Defendemos projetos de fortalecimento de iniciativas de ensino, pesquisa e extensão em busca da excelência acadêmica e da transformação social. A Chapa 1: Juntos pela UFF propõe o estímulo de metodologias ativas de ensino e aprendizagem, fortalecendo técnicas modernas e arrojadas. Atentos a um descontentamento recorrente dos professores, vamos combater a burocracia, modernizando a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) para dar agilidade na progressão docente.

Nós, da Chapa 1: Juntos pela UFF, vamos criar a bolsa de produtividade em extensão e valorizar as atividades de extensão entre os critérios de avaliação e progressão docente. Propomos a ampliação do FOPESQ - apoio financeiro à pesquisa da UFF e a elaboração de mecanismos de apoio administrativo aos grupos de pesquisa para preparação, gestão e prestação de contas de projetos. Pesquisa de qualidade demanda infraestrutura, por isso, iremos investir nos laboratórios e ampliar as centrais de equipamentos multiusuários.

Vamos nos unir em defesa da UFF que queremos. Em abril, vote Chapa 1: Juntos pela UFF!

Confira algumas propostas:

Ensino

  • Fortalecer e expandir o Programa de Inovação e Assessoria Curricular (PROIAC), por meio da implantação do Centro de Ensino e Aprendizagem com  foco na formação e qualificação docente.
  • Possibilitar, via Centro de Ensino e Aprendizagem, a qualificação de Docentes em práticas de ensino-aprendizagem que possibilitem potencializar o Sucesso Acadêmico com foco nas tecnologias ativas de aprendizagem como Ensino Baseado em Problemas e sala de aula invertida, onde o Estudante seja também ator do seu processo de formação, promovendo assim a autonomia e estimulando a capacidade criativa e a habilidade para desenvolver soluções para os problemas atuais e emergentes.
  • Modernização da estrutura que envolve a Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) com o objetivo de tornar mais rápida a progressão docente


Pesquisa

  • Fortalecer e ampliar o FOPESQ - apoio financeiro à pesquisa da UFF
  • Implementar mecanismos de apoio administrativo aos grupos de pesquisa para preparação e gestão de projetos, bem como para prestação de contas, através de instrumentos como a qualificação do nosso pessoal administrativo, com a expansão do atual Curso de Apoio Técnico a Projetos Acadêmicos  e a criação dos Núcleos de Apoio Administrativo à Pesquisa para grandes projetos coletivos.
  • Ampliar os laboratórios e as centrais de equipamentos multiusuários de grande porte para pesquisa científica, incluindo o fortalecimento e ampliação do Programa de Gestão de Equipamentos Multiusuários (Progem).
  • Promover a interiorização da Agência de Inovação da UFF (AGIR) através da criação de escritórios remotos
  • Implantar efetivamente o projeto da Península de Inovação  como modelo de parque tecnológico urbano e modelo de interação entre a UFF e a Prefeitura de Niterói, com o estabelecimento de acordos de cooperação técnica e científica entre empresas e instituições.


Extensão

  • Criar a bolsa de produtividade  em extensão destinada aos docentes e técnico-administrativos atuando em projetos de extensão.
  • Criar mecanismos de estímulo à atuação dos cursos de pós-graduação em programas e projetos de extensão.
  • Valorizar as atividades de extensão entre os critérios de avaliação e progressão docente