Manifesto Juntos pela UFF

Juntar, incluir e inovar! A soma dos nossos esforços individuais e coletivos é fundamental para garantir a manutenção da Universidade pública, gratuita, de qualidade e referenciada socialmente, o que representa o compromisso central dos docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos. O Brasil vive grave e profunda crise, que ameaça o futuro da Universidade. Somente a união de amplas forças em torno de uma proposta construída coletivamente será capaz de propiciar o protagonismo ativo da comunidade universitária em prol de um objetivo comum: contribuir para a formulação de políticas universitárias que assegurem a eficiência e a responsabilidade na administração de recursos, que favoreçam as relações éticas e transparentes entre todos, que incentivem e viabilizem a maior qualificação e participação do corpo de servidores técnico-administrativos, que promovam a inclusão e a diversidade, que estimulem a produção, a divulgação e o compartilhamento de cultura, inovação e tecnologia, que incentivem e qualifiquem cada vez mais o ensino, a pesquisa e a extensão. Todos nós, juntos pela UFF, reconhecemos a capacidade da UFF se manter viva, dinâmica e cumprindo sua principal missão diante de cenários extremamente adversos.

Nos dias 22 e 23 de setembro de 2017, em Nova Friburgo, reuniram-se cerca de 240 pessoas, entre docentes, estudantes e servidores técnico-administrativos para o lançamento do Movimento Juntos pela UFF. Este grupo, que se amplia rapidamente a cada dia, vem discutindo os principais desafios da Universidade, o que queremos ser, como pretendemos fazer e aonde queremos chegar. Foi o primeiro passo de uma caminhada que se fortalece com a aproximação de cada vez mais pessoas dispostas a contribuir com ideias, propostas e atitudes e assim construirmos juntos a nova UFF, voltada para o futuro, mas responsável com o presente, atenta e atuante junto aos desafios atuais e emergentes da nossa sociedade.

O principal objetivo do Movimento Juntos pela UFF é incentivar uma profunda renovação de nossa prática na UFF, pautada no protagonismo de toda a comunidade universitária, no enfrentamento responsável dos desafios e na construção de uma agenda positiva que possibilite concretizar o modelo de Universidade contemporânea desejada por todos. Venham juntos participar da construção da UFF de todos e para todos!